"Um blog direcionado a formação do educador no ambiente colaborativo de aprendizagem virtual."
domingo, 6 de maio de 2012
Unidade 7- APRESENTAÇÕES DE SLIDES DIGITAIS NA ESCOLA
Unidade 6 - COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO!
FONTE: proinfocformoso.blogspot.com
Cooperar pressupõe trocar, interagir, conversar.
“A comunicação é um componente tão natural e essencial em nossas vidas que muitas vezes nem nos damos conta de como ocorrem seus processos. (Proinfo, 2012)”
Na comunicação virtual os modos de comunicação pode ocorrer de duas formas:
Síncronas: onde há uma sincronia no tempo, mais ágil, entre os interlocutores , o emissor e receptor respondem imediatamente um ao outro ( através dos chats, messengers, etc... assim como nos telefones); e
Assíncronas: não há necessidade de uma sincronia de tempo permanente e imediato entre o emissor e o receptor. Os interlocutores se protelam no tempo, pois quando o emissor envia um contato, recado, mensagem etc... este ficará armazenado na caixa postal do receptor, que só receberá o contato assim que abrir a caixa postal e verificar as entradas. Assim como acontece nos e-mails, que é um serviço que envia e recebe as mensagens eletrônicas, ficando estas disponíveis no ´correio eletrônico´ dos interlocutores.
Em nosso curso e-proinfo, aprendemos a utilizar o ´webmail´, como forma de contato coletivo, para as trocas e interações com os membros do grupo de estudo, a partir do envio simultâneo do mesmo conteúdo a todos. E partindo destes contatos interativos, os membros cooperam com suas análises e estudos, na estruturação de um projeto de pesquisa, construído virtualmente. É muito gratificante tal aprendizado, pois reforça a tese da interatividade e cooperação digitalizada.
Unidade 5 - COOPERAÇÃO OU INTERAÇÃO NA REDE?
Fonte: a _rede.jpg
COOPERAÇÃO OU INTERAÇÃO EM REDE
“A difusão da web revoluciona esse processo, pois a cooperação para a construção e partilha de saberes toma uma dimensão global” (Proinfo, 2012_ Ramal.A.C)
Considerando a palavra destaque no texto_ cooperação, pode-se entender que cooperar nos conhecimentos adquiridos, não só através dos recursos da mídia, como os das fontes diversas de acesso ao saber, seja de fato, um conceito de compartilhar entre os sujeitos envolvidos no processo de conhecimento. Na cooperação surgem o acordo, o respeito, equilíbrio e apreciação dos envolvidos; requisitos tão necessários na construção do conhecimento. E nesse sentido as relações didáticas e pedagógicas se fortalecem e se enriquecem ainda mais, num ambiente de interação a distância, em rede.
Assinar:
Postagens (Atom)