sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ELABORAÇÃO DE PROJETO

Atividade 1.2

“Diálogo teórico











 Fonte: josemariodantas.blogspot.com.br

Segundo idéias e propostas deixadas por Lev Vygotsky, temos com destaque sobre o entendimento do papel do adulto no processo de aprendizagem, a frase: “ Todo aprendizado necessariamente é mediado - e isso torna o papel do professor mais ativo e determinante  do que o previsto por Piaget e outros pensadores da educação, para quem cabe à escola facilitar um processo que só pode ser conduzido pelo próprio aluno.” (FERRARI, Mário. Projetos, p.03. 2012).
Nesse sentido, compartilhando com as análises desenvolvidas pelo psicólogo Vygotsky, o aprendizado e formação das estruturas intelectuais da criança, se desenvolve com as ´provocações´ intervenções do adulto, para instigá-los a novos olhares, novas leituras de seu meio, estimulando-os para ampliar em saltos de níveis de conhecimentos.
Todo ser em desenvolvimento e formação é capaz de aprimorar seu conhecimento, seja ele oprimido ou não, restando então a importância da mediação para favorecer e desafiar suas capacidades de aprendizado. A essa intervenção de estímulos, o autor  conceituou como zona do desenvolvimento proximal, que se justifica pela distância entre o desenvolvimento real de uma criança, e o que ela em potencial  para aprender_ que será demonstrado por sua capacidade de desenvolver uma competência quando se tem a intervenção  de um adulto. Isso certamente será um meio facilitador para os mesmos, ampliarem suas capacidades reflexivas, formação das estruturas cognitivas, desenvolvimentos de competências e habilidades significativas.
Podemos dizer, que está relação de distância entre aquilo que não sabemos, com o potencial que temos em aprender, surpreender-nos a cada momento que buscamos interagir, nos desafiando em inovar com novos cursos, através de mediadores, e nos destacamos com os resultados de novas capacidades, competências e habilidades adquiridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário